Depois de chuva, vento e enchente (de provas também), retomo meu espaço para impressões pessoais registradas para arquivo de minha biografia e aos visitantes queridos (conhecidos ou não).
A aula de hoje tomou um viés surpreendente. O que normalmente vinha formatado, sob medida, planejado em tudo, inclusive nas suas pausas milimétricas; tomou gosto pelo pragmático.
A aula de D. Civil desta noite, talvez pela pouca platéia, talvez pela atenta e sedenta platéia, conseguiu nos fazer aprender sobre o artigo 5 e seus incisos do CC, de modo inovador. Tal logo o aspecto teórico infiltrou na mente dos alunos, fomos presenteados com exemplos de emancipação que invadem os escritórios a procura de solução ou voluntária, ou judicial ou legal.
Pessoalmente percebo que quando os professores atingem determinada "intimidade" com a turma, aquela decorrente de já se dirigem aos alunos pelos prenomes e nomes, distinguirem textos do fulano e do ciclano..., a aula cresce na medida de sua grandeza com a interatividade entre todos e aprofunda com um mergulho ativo na reflexão.
Olhar criticamente para as normas, sejam elas princípios ou regras e atestar sua efetividade de aplicação, ou seja em quais casos (reais ou formais) tal situação se tipifica é o exercício mental permanente dos acadêmicos instigados pelo professor.
Tenho me entusiasmado ao navegar por tais mares.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
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